CAVALCANTI, Mariana; ARAÚJO SILVA, Marcella Carvalho de ; MEDEIROS, Jimmy . Migrações, Moradia e Trabalho: um survey da "Barra Olímpica". In: Fabio Araújo, Frank Andrew Davis. (Org.). Rio a Oeste: modos de habitar e fazer a cidade. 1ed.Rio de Janeiro: Lamparina, 2022, v. 1, p. 157-186.
CAVALCANTI, Mariana.“PACification Urbanism: a view from Rio’s old industrial suburbs”. In Needell, Jeffrey (ed) Emergent Brazil: key perspectives on a new global power. Gainesville: University Press of Florida, p. 108-126, 2015.
CAVALCANTI, Mariana. “Waiting in the Ruins: the aesthetics and politics of favela urbanization”. In Graham, Steve; McFarlane, Colin (eds) Infrastructural Lives: urban infrastructure in context, p. 86-113, 2015.
CAVALCANTI, Mariana; O’DONNEL, Julia e SAMPAIO, Lilian. “Futures and Ruins of an Olympic City”. In Bruno Carvalho, Mariana Cavalcanti, Vyjayanthi Rao (eds) Occupy All Streets: Olympic Urbanism and Contested Futures in Rio de Janeiro. New York: Terreform, p. 46-75, 2016.
MARQUES, E. C., BICHIR, R. M., MOYA, M. E., ZOPPI, M., PANTOJA, I., PAVEZ, T. R. “Networks and spatial segregation in the production of urban poverty in São Paulo”. Local Environment. The International Journal of Justice and Sustentability. , v.14, p.809 - 817, 2009.
CAVALCANTI, Mariana; ARAUJO, Marcella; MEDEIROS, Jimmy. Migrações, moradia e trabalho: um survey da "Barra Olímpica". In: DAVIS, Frank; ARAÚJO, Fábio. Rio a Oeste: modos de habitar e fazer a cidade. Rio de Janeiro: Lamparina, 2022.
CRUZ, Thaís Gonçalves. "Quando os crias (se) contam: a produção de dados alternativos nas favelas cariocas". 2022. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, Universidade do Estado do Rio de Janeiro–Rio de Janeiro.
MONTEIRO, Giovanna Lúcio. "A guerra que tem rosto de mulher: a rotinização da violência a partir das infraestruturas na Cisjordânia palestina". 2022. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, Universidade do Estado do Rio de Janeiro–Rio de Janeiro.
REIS FILHO, Marcelo. "Calçadão de Bangu: projetos, fluxos e cotidianos". 2022. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, Universidade do Estado do Rio de Janeiro–Rio de Janeiro.
MACEDO, Ana Clara. "A reforma Pereira Passos como mito de origem de uma cidade partida". 2022. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, Universidade do Estado do Rio de Janeiro–Rio de Janeiro.
POLYCARPO, Clara. "Casos de polícia e redes de política: uma análise das políticas de segurança pública a partir da Zona Sul do Rio de Janeiro". 2022. Tese de doutorado. Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, Universidade do Estado do Rio de Janeiro–Rio de Janeiro.
CAMPOS, Marcos. "Sobre o corre da arte: uma etnografia dos futuros vividos e do ganhar a vida no Rio de Janeiro". 2022. Tese de doutorado. Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, Universidade do Estado do Rio de Janeiro–Rio de Janeiro.
QUEIROZ, Mariah. "Entre métricas, avaliações e doações: uma etnografia do RenovaBR". 2021. Tese de Doutorado. Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, Universidade do Estado do Rio de Janeiro–Rio de Janeiro.
QUEIROZ, Gustavo de. "Socialismo Moreno cai no samba: A construção da Passarela Professor Darcy Ribeiro. 2021. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, Universidade do Estado do Rio de Janeiro–Rio de Janeiro.
CONCEIÇÃO, Wellington da Silva. Minha casa, suas regras, meus projetos. Gestão, disciplina e resistências nos condomínios populares do PAC e do PMCMV no Rio de Janeiro. 2016. Tese de Doutorado. Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, Universidade do Estado do Rio de Janeiro–Rio de Janeiro.
DE ARAUJO SILVA, Marcella Carvalho. Obras, casas e contas: uma etnografia de problemas domésticos de trabalhadores urbanos no Rio de Janeiro. 2017. Tese de Doutorado. Programa de Pós-Graduação em Sociologia. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
GIFFALI, Samantha. A produção do espaço entre muros da Colônia Juliano Moreira: a construção de um bairro da baixada de Jacarepaguá. 2015. Tese de Doutorado. Dissertação de mestrado em sociologia. Universidade Federal do Rio de Janeiro. Instituto de Filosofia e Ciência Sociais. Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia.
NASCIUTTI, Luiza. Trajetória, Memória e Agência: narrativas de mulheres indígenas e suas batalhas cotidianas na cidade do Rio de Janeiro. 2019. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Sociologia. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
OLIVEIRA, Hellen. Dois Mcs vão cair no bang-bang – O ritual de interação face a face na Roda de Rima. 2019. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Sociologia. Universidade do Estado do Rio de Janeiro. REIS, Vinícius. O jogo da reparação: a vida social das políticas do pós-desastre em Mariana (MG). 2020. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Sociologia. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
VELAZCO, Dafne Jazmin de Azevedo. A trama das casas: mulheres e cotidiano na Cidade de Deus. 2017. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.